A nossa ementa


  1. A alimentação é o meio pela qual adquirimos todo o material necessário à construção e funcionamento dos orgãos, dos músculos, dos ossos, mas também do cérebro, do pensamento e da aprendizagem. É o que denominamos de nutrição. Todos os dias necessitamos de ingerir uma enorme variedade de alimentos, que nos fornecerão os nutrientes nas quantidades ideais para sermos fortes, saudáveis e acima de tudo capazes e ágeis para aprender.

  2. A escola, motor de formação e educação, é o ambiente de excelência para a aquisição de bons hábitos alimentares e para a promoção da saúde entre as crianças e jovens, desde a mais tenra idade.

  3. A aquisição dos hábitos alimentares inicia-se quando o bebé deixa de se alimentar exclusivamente de leite materno, para descobrir o maravilhoso mundo dos alimentos, com diferentes cores, sabores, texturas e aromas. Este processo tem o nome de diversificação alimentar e é um dos momentos chave da educação alimentar.

  4. As escolhas que a criança fará no futuro estarão muito dependentes da aprendizagem que fez dos alimentos e da forma como “os conheceu”.

  5. As ementas dos “Amigos dos Pequeninos” estão divididas em 3 etapas, de acordo com a idade e as necessidades nutricionais das crianças, cumprindo as mais exigentes regras e recomendações em termos de alimentação infantil.

  6. Pretendo, como nutricionista responsável pela elaboração das ementas, que as crianças tenham contacto com a maior variedade possível de alimentos e que aprendam a fazer escolhas saudáveis. Só desta forma, garantimos um melhor desenvolvimento motor e cognitivo e ajudamos a construir um futuro mais saudável.

  7. Pretendo, ainda, disponibilizar-me para o esclarecimento de dúvidas e questões que os pais possam ter ou que venham a surgir, no âmbito da alimentação infantil.

  8. Joana Mendes Cruz - Nutricionista

Setembro

 Berçário

 P1A / P1B

 2 Anos / Pré-Escolar / C.A.T.L

 Dieta